sábado, 27 de fevereiro de 2010

O SILMARILLION _ J.R.R. Tolkien

Há muito tempo atrás ao acabar de ler "O Senhor dos Anéis" me senti órfão do mundo que o genial Tolkien criou (toda vez que vejo sua foto me pergunto o que teria naquele cachimbo!). Até por isso não concordo com a opinião da autora deste blog em relação ao livro de Tolkien. Todos os personagens, mesmo que só existam em um capítulo, como Tom Bombadil que inclusive foi excluído do filme, fazem parte de toda fantasia do mundo de Tolkien. Desnecessário para um filme? Sim, talvez. Mas para um livro não. Enfim, a crítica é sobre "O Silmarillion". Em "O Silmarillion" mais uma vez entramos no mundo de Senhor dos Anéis, só que dessa vez é a origem, o início de tudo, como o nosso big bang ou a Criação (tome como quiser) até chegar ao que já conhecemos, se você já leu Senhor dos Anéis, claro. Se "O Senhor dos Anéis" já era detalhista, "O Silmarillion" é ainda mais. Só pra citar, ao final do livro são 50 páginas de glossário!!! Os personagens, assim como os lugares, possuem um nome em cada idioma, que são vários, e isso torna a leitura um pouco cansativa. Talvez por não ter sido organizado para publicação por Tolkien (falecido antes da publicação) a maioria dos fatos não segue uma ordem cronológica. São diversos contos e lendas que enredam toda a estória, que no final, se você prestou bastante atenção à leitura e tem boa memória, se entrelaçarão dando sentido a sua presença no livro. Resumindo, foi cansativo mas foi bom! Também não poderia deixar de acrescentar a ótima charge feita por João Montanaro sobre a complicada forma de falar de alguém do mundo Tolkien:




( Uma participação de Tárcio Triani. Esperamos te ver mais por aqui!)

12 comentários:

  1. Não lí nenhum livro dele, mas focando na discussão do necessário-ou-desnecessário, se Tolkien exagera nas descrições, ao menos é bom ter obras que preencham esse nicho e fujam do lugar comum.

    Anderson "Japão" Brandão

    ResponderExcluir
  2. estou lendo este livro, mais sinceramente estou achando chato, mais já q comecei quero abacar.

    ResponderExcluir
  3. Estou lendo e achando muito confuso sem uma ligação entre os capítulos e mesmo nos próprios capítulos...
    Pra que tanto nome de povo complicado , tantas línguas e tantos detalhes sem fundamento?
    Mas as vezes nos deparamos com algumas pérolas...´´e o que me mantém na vontade de ler todo...tô tentando.

    ResponderExcluir
  4. eu acho extremamente detalhista... na verdade, exageradamente detalhista... mas tem gente que adora a RIQUEZA dos detalhes...

    ResponderExcluir
  5. Silmarillion é imponente em seus detalhes, uma jóia absolutamente rara. lili

    ResponderExcluir
  6. sinceramente estou achando silmarillion muito chato.esperava mais aventura e menos nomes.fico penssando:o autor teve a vida toda pra publicar e nao o fez.sera que nao teria sido melhor assim?do geito que ta perdemos a maestria da organizacao do proprio autor ja que foi o filho dele que fez.sou contra livro postumo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara foi mal, mas um livro que apenas conta contos de como começou um mundo onde é totalmente inventado se você não esperasse muitos detalhes e nomes você não está preparado para os livros de Tolkien pois os seus livros contam um mundo imaginário e magnifico, o bem contra o mal, trevas e luz se ficassem sem tantos detalhes relevante provavelmente não seria uma obra com a assinatura desse grande mestre, eu acho que o único erro deste grande livro foi a morte do Tolkien, pois esse não pode fazer a revisão final deste clássico.

      PS:Jeito é com J não com G

      Excluir
  7. O Silmarillion é uma obra prima espetacular mas infelizmente não acabada. Lembrem-se de que Tolkien não o publicou porque ele era apenas o esqueleto da estória e não ela já pronta. Percebam que todo o livro "O Hobbit" e "O Senhor dos Aneis" estão escritos nas quatro últimas páginas do Silmarillinon (no "Senhor dos Aneis" ele avisa que está começando pelo final). O Hobbit inteiro trata apenas do achado do anel e tem quase 300 páginas. "O Senhor dos Aneis" trata apenas de uma guerra (a guerra do anel) e tem quase mil páginas. Já pensaram em quantas guerras tem no "Silmarillion" e quantos anos se passam ao longo dele? Ele tem o esboço das explicações de tudo: o porque deles cantarem tanto, o que era gondolin, de onde vieram os Balrogs, as águias e os magos. O filho de Tolkien pegou as anotações que seu pai tinha do roteiro de idéias que ele tinha para todo o universo que ele criou. É esplêndido ler do início dos tempos (o início do livro deve se passar mais de 30 mil anos antes do "Senhor dos Aneis") e chegar até a Era dos homens. Alexandre Dumas escreveu diversas estórias entrelaçadas em muitos livros. O Silmarillion, se Tolkien tivesse vivido o suficiente, seria isso: muitos livros (com certeza mais de 25) do tamanho do "Senhor dos Aneis" para contar a estória toda. Pensem nisso quando estiverem lendo e talvez entendam porque tantos nomes e lugares (eram todas as idéias condensadas) e o quanto genial ele foi e o quão lamentável é ele não ter a longevidade dos reis de Númenor para escrever tudo que ele pretendia. O presente de Ilúvatar para os homens o levou antes do fim da história.

    ResponderExcluir
  8. Realmente interessante o último comentário, pena que está anônimo... De fato, O Silmarillion é muito curto para tudo o que acontece! Mesmo tendo sido um apanhado, digamos assim, dos textos de Tolkien, é ainda uma obra espetacular, com toda a essência da qual seu mundo foi concebido. E quanto aos exageros em quantidades de nomes, leia qualquer livro sobre "Idade Média" (como exemplos Crônicas do Rei Arthur - série de Bernardo Cornwell; ou As Brumas de Avalon) ou veja uma série (um exemplo atual Game of Thrones) e lá estarão uma diversidade de nomes complicados para você se acostumar!! rs! É a essência!!!
    Pena Tolkien já não estar mais por aqui... Sem dúvida uma mente muito criativa!!!

    Tárcio Triani

    ResponderExcluir
  9. Adoro o livro, já li e estou lendo de novo, pois adquiri o Livro Contos Incabados, e muitas historias tem uma ligação com o Silmarillion. Vale a pena ler qualquer coisa escrita por Tolkien.

    ResponderExcluir
  10. Como dizia o genio "[Criei] um Mundo Secundário no qual sua mente pode entrar. Dentro dele, tudo o que ele relatar é "verdade": está de acordo com as leis daquele mundo. Portanto, acreditamos enquanto estamos, por assim dizer, do lado de dentro." e o Silmarillion mesmo fraguimentos é fantástico - o li três vezes, não um livro corriqueiro e tão menos de uma única leitura, o bom que existe livros de cápitulos - como Os filhos de Hurin, A balada de leithian, a queda de gondolin, e o próprio o hobbit e senhor dos aneis - todos são fantásticos. Uma mente e um universo Tolkien nada menos é isso - pena restarmos só fragmentos do todo... e põem fragmentos nisso.

    ResponderExcluir
  11. Vi o trecho de um documentário sobre o silmarillion que traçava o perfil de Tolkien perturbado pelo pós guerra com grande influência religiosa (realmente) ele cometeu o maior dos erros baseando sua literatura na Bíblia é ambicioso sim mas com exceção os estudantes de teologia e os fanáticos ninguém em sã consciência leria a Bíblia inteira como um livro (tem cartas, memórias, mitos, profecias, leis) e é claro genealogia logo a parte mais chata ele usa para o livro há tenha dó (faz mas sentido sim mas as árvores genealógicas traçadas no final do livro são mais uteis) o importante é que ele evoluiu e fez os livros mais incríveis dois deles já pude ler "O Hobbit" e o "Senhor dos anéis" os outros logo

    ResponderExcluir

Peço que sejam evitadas as postagens ofensivas.