quinta-feira, 28 de maio de 2009

Sehor dos Anéis _ Tolkien



Provavelmente essa vai ser a postagem mais doida que eu já fiz na minha vida... afinal, TODO MUNDO GOSTA DESSA SÉRIE de livros, existem fãs pelo mundo todo, no Brasil eles são milhares, mas eu tenho que dizer : eu não gosto do modo de escrever desse autor (antes de você me condenar, deixe-me explicar) : ele é extremamente detalhista, ele descreve cada objeto, cada personagem minuciosamente, e depois nós nunca mais vimos o personagem nem o objeto no livro... isso me irritava profundamente, na verdade, me deixava louca!
Quando vemos o filme percebemos que esse tanto de personagens que estavam no livro e não no filme eram totalmente desnecessários, afinal, eu entendi o filme muito bem... teria entendido o livro sem aquele monte de gente que não fazia nada, a não ser me enrolar...
Bem, claro que eu sou somente uma leitora, e tenho a mente limitada, e provavelmente estou errada, já que todos parecem ter opiniões diversas a mim, mas se você nunca leu essa trilogia, e também tem dificuldades de guardar todos os nomes de cidades, e personagens ( muitas vezes escritos em elfico) ai vai uma dica: pegue um papel e um lapis e escreva os nomes desses danados, senão quando você chegar no segundo livro e ouvir um nome que não lembra de quem é, você terá que reler o primeiro... vai ficar é doido com tanto nome.
Se você é fã parabéns, senão.... finalmente encontrei mais um!!!
Fico por aqui!

13 comentários:

  1. Amo os filmes, agora ainda não li os livros.

    ResponderExcluir
  2. Não lí os livros mas não é TODO MUNDO QUE GOSTA, na verdade, diversas pessoas já me disseram que o livro é muito detahado e que isso é desgastante. Imagino que seja mesmo. Mas que é literatura de primeira linha... ah isso é.

    Japão

    ResponderExcluir
  3. Campanha QUEREMOS RESENHA DO CÓDIGO DA VINCI rsrs

    ResponderExcluir
  4. Bom, sou a favor do detalhismo nesses livros. Se não fossem por eles toda a fantasia do livro estaria perdida. Logo, foi totalmente necessária. Entretanto estou de acordo que o detalhismo não é pra qualquer livro!

    ResponderExcluir
  5. Li O Hobbit e estou lendo O Senhor dos Anéis, A Sociedade do Anel, bem no comecinho ainda... mas nao me importei com esse detalhismo td, eu ateh gosto, acho fascinante como ele descreve tudo e todos. Certo que eu nao consigo imaginar corretamente 1/3 do q ele escreve, msm com tds esses detalhes. Achei que essa resenha seria maior, mas também seria soh mais do mesmo nao eh?!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Sabe, achei uma coisa muito interessante nesse blog. Vi você criticando e metendo o pau pra caramba no livro A Cabana. Bastou eu olhar outras das suas críticas e ver que, por exemplo, você diz que o J.R.R. Tolkien escreve um tanto mal (sendo que é um dos mais reconhecidos escritores que criou um universo único). Por outro lado, você diz que "Crepúsculo" e outros livros da série são bons. Isso me fez entender o tipo de crítica que você emprega nos outros livros. Falar que Crepúsculo tem amor, é no mínimo, brincadeira; só vejo ilusões de um romance bobo e fingido, bem do tipo que as adolescentes gostam. Um livro escrito da maneira mais simples possível, uma " 'Malhação' com vampiros em forma literária". O sentimento de amor verdadeiro passa a anos-luz distante disso. Só acha que isso é amor quem não conhece mesmo o sentimento.

    ResponderExcluir
  7. O Problema é que amor é uma palavra com várias definições. Leio de tudo, como você mesmo pode ver, mas não sou obrigada a gostar de tudo. Se você lesse bem as outras críticas perceberia que não sou tão "marketeira" como pareço. Digo simplesmente o que penso dos livros, e se gostei ou não. Não sou dona de nenhuma verdade absoluta ( acredito que ninguém seja), faço desse blog simplesmente um espaço de debates, críticas positivas ou negativas são bem vindas. Sua opinião é tão importante quanto a minha. Se você acredita que "crepúsculo" é malhação, é um direito que lhe compete, e podem até existir fatos que comprovem sua teoria, se eu, ou outros leitores que gostam dos livros da série sabem ou não o que é amor.... isso já é outra história, você não acha?
    Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Não concordo, os objetos e personagens no livro são pouco detalhados, o unico defeito que eu encontrei nos livros, é que chegam a ser pequenos de mais, pelo tamanho da história.
    Leia Franz Kafka, Victor hugo, e você vai sentir o que é enrrolação ( isso se voce pegar os originais ), nao adaptados.

    ResponderExcluir
  9. Franz Kafka é enrolação? A obra está continuamente colocando críticas naqueles detalhes... Se você não percebeu que cada detalhe é uma forma crítica de falar sobre algo, realmente vai achar uma enrolação. É bom ver as coisas mais do que aparenta ser! Franz Kafka, dentre outros assuntos nas suas obras, retrata indivíduos preocupados em um pesadelo de um mundo impessoal e burocrático. Ele fala sempre da burocracia, e sua escrita atenciosa ao menor detalhe não é enrolação, é uma crítica a burocracia, pois na realidade o sujeito sofre com isso, é uma crítica aos sistemas despóticos de poder. Então essa enrolação toda que você disse ter na obra, não é nada mais que o retrato da sociedade atual, ele já era visionário sobre isso, pois naquela época ele já escrevia problemáticas que ainda iria acontecer no século XXI! Uma coisa é retratar a burocracia, outra coisa é ele está enrolando. Agora se a burocracia no mundo é uma enrolação, tudo bem. Também ele não só retrata a burocracia nos detalhes, mas também passa uma mensagem crítica, que poucos acompanham. Ninguém é obrigado gosta de uma arte, mas desqualificá-la é outra coisa.

    ResponderExcluir
  10. Eu não achei tão detalhado não... existem muitos livros muuuuito mais detalhados e, mesmo assim, não são, pelo menos para mim, chatos de ler.

    ResponderExcluir
  11. Oi Natália. É realmente complicado. Literatura tem muito a ver com gosto e identificação. Eu, por exemplo, sempre curti os livros de José de Alencar e Machado de Assis, que tinham bastante "enrolação". Então foi fácil ler Senhor dos Anéis (Tolkien perto de Alencar é fichinha). Já o Hobbit não é tão extenso e cheio de detalhes como a trilogia. Agora, gostaria de perguntar se vc conhece os livros de C.S. Lewis(Nárnia) e Diana Wynne Jones. Lewis e Tolkien foram amigos de faculdade e Diana foi aluna de Lewis. E tanto Lewis quanto Jones escrevem de uma forma menos detalhada. Se puder, dá uma conferida e me diz o que achou!

    ResponderExcluir
  12. Peguei NARNIA agora... por enquanto estou gostando... te falo depois! Beijoka

    ResponderExcluir

Peço que sejam evitadas as postagens ofensivas.