domingo, 26 de julho de 2009

DEUS, UM DELÍRIO _ Richard Dawkins


Neste Deus, um Delírio, o brilhante autor Richard Dawkins gera argumentos fascinantes na longa batalha entre religião e ciência, identificando o misticismo como um malefício enraizado em diversas culturas, mas felizmente remediável. Através de idéias bastante amadurecidas e uma excelente divisão de capítulos, cada qual abordando o tema por ângulos diferentes, Richard Dawkins nos convida a raciocinar do modo correto, conduzindo-nos a vislumbrar a natureza tal como ela é, e não como desejaríamos que ela fosse, tudo isso sem nos tirar a beleza de apreciar cada fenômeno com minúcia, trazendo-os à luz para apreciarmos com ainda mais liberdade o “milagre” que é nosso planeta e nossas vidas, sob a ótica de uma mente sã e livre de apego a irrealidade. Tomando o cuidado de citar cada fonte de cada trecho mencionado, o autor é transparente e sincero quanto ás suas convicções, deixando claro seu posicionamento, mesmo quando o mesmo não se identifica como o extremo oposto da idéia criticada. Embasando seu texto com inúmeras citações de locais, nome e datas, torna-se difícil não perceber se tratar de um homem esclarecido, e não se alarmar com absurdos cometidos em nome da religião, principalmente nos EUA, mas também em diversos outros países por aí afora. Lembrando que o texto é completamente atual, com fatos ocorridos em pleno ano de 2006, portanto nem foi preciso recorrer a séculos passados(inquisição, idade das trevas...) para elaborar esse impressionante ataque ao irracional.Recomendado para todos que sejam dotados de raciocínio lúcido e desprovidos do medo de pensar. Deus, um delírio veio para reforçar a tendência da humanidade de finalmente suplantar eras passadas e atingir a idade da razão.
(Mais uma ótima participação de Anderson Brandão Lustosa!!!!)

5 comentários:

  1. Natalia!

    Otima resenha. Matou a minha dúvida.

    Aproveito a oportunidade para apresentar o Genizah: Um blog cristão diferente que oferece ótimo conteúdo protestante, muito humor e bom combate às heresias e ao sincretismo que vem solapando a igreja evangélica.

    Vamos nos seguir. Te vejo por lá!

    A Paz e o Bem!

    Abraços,

    Danilo Fernandes

    http://www.genizahvirtual.com/

    ResponderExcluir
  2. Cara, que bom que vc gostou... estou olhando o seu blog agora, vou virar frequentadora... muito legal... seja sempre bem vindo por aqui!
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. ola´Natalia ,,paz seja contigo!!
    Dawkins,sem base para ele ,,esta caminhando no mesmo caminho de Darwin,,mas de boa,,entre seguir Dawkins e JESUS eu fico com a fé,,estou aqui e para te dizer que estou te seguindo e vou ficar no aguarde,,de seu proximo post,,paz para ti e familia,,valeu,,

    ResponderExcluir
  4. fiquei com uma tremenda vontade de ler este livro. Vai pra minha lista e espero que nao seja enfadonho!

    ResponderExcluir

Peço que sejam evitadas as postagens ofensivas.