sábado, 6 de novembro de 2010

Fortaleza Digital _ Dan Brown

Lançado em 1998, é o primeiro livro desse escritor e foi o único dele que eu li que tem como principal personagem uma mulher, e não uma mulher qualquer, que depende de um homem para ver a verdade que está em sua frente, mas sim uma mulher forte, determinada e acima de tudo: inteligente. Essa mulher é Susan Fletcher, melhor criptóloga da NSA e noiva de David Becker. Ajuda Strathmore na sua luta para inutilizar o Fortaleza Digital. O enredo é mais ou menos assim:

Ensei Tankado, um ex-funcionário da Agência de Segurança Nacional , que jura vingar-se dos Estados Unidos, desenvolve um algoritmo de encriptação inquebrável, algo considerado impossível, que caso seja publicamente utilizado inutilizará o computador superpotente da NSA, TRANSLTR, na decodificação de mensagens. A este algoritmo dá o nome de Fortaleza Digital. Tankado conta com a ajuda de North Dakota, pessoa responsável por tornar o Fortaleza Digital público caso Tankado morre sem cumprir seu objetivo. Tankado sofre uma morte misteriosa, supostamente causada por um ataque cardiaco. Antes de morrer, Tankado tenta chamar a atenção das muitas pessoas que passavam ao seu redor numa praça publica da Espanha para o anel que trazia na sua mão esquerda, anel esse que seria a chave do Fortaleza Digital.Trevor Strathmore, vice-director da NSA, convida David Becker para ir a Espanha em busca do anel e juntamente com a criptóloga Susan Fletcher, noiva de Becker, tenta evitar a disseminação do Fortaleza Digital. Sem saber em quem confiar Susan e David, separados, tentam encontrar a solução para evitar o que poderia ser o maior desastre da História da Segurança de Informações norte-americana.

Tenho que admitir que foi um dos livros mais intensos que já li, se igualou somente ao “Anjos e Demônios”, do mesmo autor. Recomendo! Abraços!

9 comentários:

  1. Realmente muito bom e empolgante, mas as mulheres dos outros livros são bastante fortes e não fosse por elas o personagem principal jamais conseguiria realizar tais feitos. Falta-me apenas o Ponto de Impacto para ter lido todos, abraço.

    Anderson Brandão

    ResponderExcluir
  2. Não li esse. Li há um mês "PONTO DE IMPACTO" e realmente gostei. Vou ler mais Dan Brown. ^_^

    ResponderExcluir
  3. Eu adorei o livro. Mesmo para os leigos em informatica os termos técnicos são facilmente compreensíveis, o que torna a leitura inteligente e agradável. É, ele é realmente intenso.Não é por acaso que Dan Brown se tornou tão famoso.

    ResponderExcluir
  4. mesmo sendo o mais ruim
    de todos,ele é ótimo!

    ResponderExcluir
  5. Considero Fortaleza Digital o melhor livro que li de Dan Brown. Susan é uma personagem bem marcante, concordo com vc. Acho também que por ser muito interessado no assunto de informática, fui seduzido por esse viés tecnológico da narrativa.

    ResponderExcluir
  6. Não li esse livro mas adoro o autor. Acabei de ler Ponto de Impacto e amei.........li também O Símbolo Perdido...........O próximo será Fortaleza Digital, e acho que vou adorar........adorei seu blog, espero ler mais coisas aqui

    ResponderExcluir
  7. muito bom esse livro, escritor visionario em 98 já relatava o projeto de espionagen digital que o governo americano faz até hoje e que foi descoberto por Edward Joseph Snowden
    recomendo a todos

    ResponderExcluir
  8. se David Becker e Susan Fletcher formam um casal, e estavam até de viagem marcada como pode o David viajar, ir para NSA, ser recebido pela Susan e tudo começa a ser tratado como se eles não fossem um casal, pra piorar o David Becker ia fazer a viagem com a susan, e depois ele fica preocupado apenas com a partida de squash. achei muito sem noção o inicio do livro.

    ResponderExcluir

Peço que sejam evitadas as postagens ofensivas.