quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

ALMANAQUE DE CURIOSIDADES MATEMÁTICAS- Ian Stewart


Escrito pelo professor de matemática Ian Stewart (Warwick University, Inglaterra), este livro serve tanto como um divertimento quanto um informativo para aqueles que gostam ao menos um pouco de matemática. Trata-se de um apanhado de teoremas famosos (como o teorema das quatro cores, o último teorema de Fermat, a conjectura de Poincaré, o problema de 1 milhao de dólares (ainda não provado!!), ...), jogos de lógica, piadas sobre a área (algumas sem graça até.), desafios matemáticos e histórias curiosas envolvendo personagens da História da Matemática.
É um ótimo livro para se ler sem compromisso, já que está dividido em tópicos sem seguir alguma cronologia ou assunto e a forma informal de escrever de Stewart nos faz pensar estar conversando com o mesmo, nos fazendo imaginar quando ele ri da graça ou da falta de graça de suas piadas!!!
Livro de grande utilidade para quem estuda e lida com matemática ou de grande divertimento e informação para quem não é da área, já que mostra de forma divertida e informal assuntos tidos como chatos por quem não gosta de matemática. Uma boa aquisição para leituras casuais entre uma atividade e outra.
( Uma grande participação de Tárcio Triani. Estamos esperando pelas próximas!)

Um comentário:

  1. Boa pedida, mas ainda me parece ser bastante específico, não vejo como escrever um livro de matemática para "os não-iniciados" haha Talvez esse autor tenha conseguido, mas é difícil ver alguém debruçado sobre problema de 1 milhao de dólares entre os comerciais do BBB, mas seria bom se o público em geralse interessasse,eu vou ficar com minha geometria analítica, já que não sou matemático, posso escolher minha diversão nessa área u-hu Essa restrição de público se assemeha muito aos livros de Richad Dawkins que são voltados à biologia e que em breve resenharei aqui. Até mais.

    Anderson "Japão" Brandão

    ResponderExcluir

Peço que sejam evitadas as postagens ofensivas.