segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS _ Markus Zusak




Poucas vezes eu tive a oportunidade de ler algo diferente, diferente de todas as coisas que eu já tinha lido, essa foi uma das raras vezes que isso aconteceu. Apesar de se passar em meio a uma guerra ( e, acreditem quando eu digo que já li minha cota de livros sobre guerra) essa história tem vários diferenciais. Escrito, ou, pelo menos publicado antes de "O Menino do Pijama Listrado", essa foi a primeira vez que eu vi a guerra pelos olhos de uma criança, não tendo eu lido o livro "O Diário de Anne Frank". Um diferencial é o fato de a história ser narrada pela morte, isso mesmo, a personagem MORTE narra a história dessa menina, coisa que primeiramente causa impacto, depois uma certa curiosidade, e ao final uma ternura imensa.

A trajetória de Liesel Meminger começa em 1939, quando a morte a encontra pela primeira vez e a acompanha até 1943. Em meio a isso há traços de uma sobrevivente: a mãe comunista, perseguida pelo nazismo, envia Liesel e o irmão para o subúrbio pobre de uma cidade alemã, onde um casal se dispõe a adotá-los por dinheiro. O garoto morre no trajeto e é enterrado por um coveiro que deixa cair um livro na neve. É o primeiro de uma série que a menina vai surrupiar ao longo dos anos. O único vínculo com a família é esta obra, que ela ainda não sabe ler. Em meio a trama ela fará alguns amigos, perderá muitas pessoas e mostrará a vida de uma maneira que tenho certeza que comoverá muitos leitores, assim como me comoveu. A leitura é cativante e a história emocionante, recomendo sinceramente está grande livro, que com certeza você irá ler e (daqui a alguns anos) reler.

Volto com mais depois!
Fui!

2 comentários:

  1. Meu irmão já leu e tbm o recomendou sem medo, estou para fazer isso. O ponto principal, mesmo não tendo lido ainda, é a originalidade da estória. Bacana, curiosidade a 1000! Está na minha lista, junto com O Zohar, O Talmude e o Alcorão hahaha Abraços!

    Anderson "Japão" Brandão

    ResponderExcluir
  2. Olá Natália! Adorei seu blog, e este livro é realmente fantástico!!
    Se tiver um tempinho visita meu blog também: mulhernoteto.blogspot.com
    Um grande abraço,
    Licca

    ResponderExcluir

Peço que sejam evitadas as postagens ofensivas.