segunda-feira, 18 de maio de 2009

A CABANA _William P Young



Quem está frequentando este blog deve estar pensando que eu sou a leitora mais negativista que já frequentou a Internet, bem, vejamos pelo lado positivo você não irá comprar um livro fraco, nem ser enganado com facilidade. Vejamos este livro, por exemplo: está classificado como suspense pelo Fnac , bem, não me levem a mal, mas estou esperando até agora o suspense... se pelo menos a Cabana pegasse fogo já seria um começo. Este livro, que deveria na verdade estar na prateleira "Auto-ajuda" parece querer fundir duas teorias que não se tocam: "Deus é o único, soberano e certo em todas as suas decisões" e " Deus erra e tenta corrigir os erros na terra". Bem, me perdoem os fãs da mediocridade, mas esse livro pode, com certeza ser esquecido em um prateleira escura da Cabana. Fico por aqui! Boa leitura aos corajosos.

69 comentários:

  1. hahaha não pude deixar de rir! Dessa vez vc massacrou mesmo! Medo de ler esse que é um dos mais cultuados atualmente. Conheço uma pessoa que o está lendo e o elgiou, mas é exatamente o tipo de possoa que curte auto-ajuda rsrs E eu detesto. Boa dica! Vou fugir desse - ou morrer tentando! kkkkkk


    Anderson Brandão

    ResponderExcluir
  2. Desisti de ler o livro depois dessa...

    acesse:

    literaturalfs.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkk
    nossa, vc é mesmo muito negativa(critica),nao sei!
    mais até que uns comentários são legais
    mais acho que vc deveria ser menos critica na hora de ler.
    hehe

    ResponderExcluir
  4. Realmente ler este livro é lastimavel. Li e não gostei...é muito fraquinho...os argumentos são pueris. Em resumos um livro para ser lido por quem é pueril.

    ResponderExcluir
  5. Não é por causa de um comentário que vou deixar de conferir :D
    Caso não goste, vou seguir sua dica e deixá-lo em um canto escuro. rsrs

    ResponderExcluir
  6. E vcs notaram o apelo psicológico? Algo do tipo, lá no ínício que diz: "E se você não gostar do livro é porque não foi feito para você" ahhhhhhhhhhh, que golpe baixo. Eu não gostei e não me sinto uma pessoa pior (nem melhor) que ninguém. Detesto livrinhos comerciais!

    ResponderExcluir
  7. Cara Natália,

    Entre os livros "criticados" não há nenhum que pudesse ser adjetivado de "forte" (por ex. Dostoievski, Franz Kafka, José Saramago, Gabriel Garcia Marquez, entre outros) em oposição ao adjetivo "fraco" que você atribuiu ao livro em tela (a Cabana).

    Perdoe-me, mas, parece que lhe faltam referenciais. Os livros "apreciados" aqui são todos de grande apelo mercadológico, tipicamente aqueles que encabeçam as listas do "The NY Times".

    Ademais Natália, criticar, na acepção literária, é apreciar minunciosamente expondo o que é subjacente, estabelecendo conexões com o contexto em que se insere uma obra (filosófico, histórico, etc); quase uma análise, ou uma resenha. Não basta simplesmente emitir um precipitado juízo de valor.

    Cícero dizia: "Nada é mais vergonhoso que uma afirmação sem conhecimento". Você, de fato, leu cuidadosamente o livro?

    Você diz sentir-se feliz quando somos participativos, apenas quero interagir. Me desculpe se sou meio áspero, não sei ser d'outro modo com as letras.

    "A Cabana" contém um motivo, ou um argumento, fascinante, a SANTÍSSIMA TRINDADE. A obra trata da relação entre as três partes indissociáveis de um todo (ficou meio paradoxal, mas, a Santíssima Trindade é una e ao mesmo tempo é três!)e da liga que as une (o amor).

    Nós dividimos as coisas para ficar mais fácil compreendê-las. E o autor o faz de modo sutíl, simples, contemplando nossa razão com algo difícil de se vislumbrar, dadas as nossas naturais limitações.

    Essa é a virtude do livro, além de expor um interessante ideal de amor e relacionamento humano. Não tem nada a ver com religião, até a fé pode ser abstraída da história, assim como o próprio Deus cristão do enredo que, ainda assim, o livro preserva sua virtude: instiga-nos a amar do modo mais próximo possível da excelência.

    Obrigado por estar aí como interlocutora de todos nós, parabéns pelo Blog. Valeu Natália!


    Grande abraço,


    david-s-almeida@ig.com.br

    ResponderExcluir
  8. naum posso garantir..estou lendo esse livro e vo chega numa conclusao so qnd em terminar ou desirtir antes....mas vamos ver aonde esse escritor q chegar com menos 300 pags flar d 40 anos

    ResponderExcluir
  9. Eu com certeza sou mais uma fã da mediocridade graças a Deus!
    Quem dera o mundo tivesse mais pessoas medíocres conforme a sua concepção...

    ResponderExcluir
  10. Horrível ! Li só até a parte que ele "encontra Deus"... Depois disso deu vontade de vomitar... Mais uma vez o ser humano tentando explicar o inexplicável ou simplesmente o que nao existe. Péssimo livro.

    ResponderExcluir
  11. Eu li o livro e achei muito interessante, com diálogos muito inteligentes. É triste que muita gente não entendeu e julga o livro ruim, ou é daquelas mentes-fechada e não deixa nada entrar. Ou pessoas que admitidamente só leram um pedaço e querem julgar, ou outras que já acham que sabem de tudo do universo. É engraçado como o livro fala justamente desse tipo de pessoa que quer ser o juiz do mundo e julgar tudo segundo o próprio ponto de vista falho e imperfeito. Bom, cada um planta o que colhe. Será que todas essas pessoas que criticam o livro que fala de relacionamento com Deus... será que essas pessoas mantêm um relacionamento exemplar com Ele? Fica a dúvida no ar. Particularmente, duvido muito. A maioria só vai ler por curiosidade e por pura vontade de encontrar o quê criticar. Falar mal, até papagaio fala.

    ResponderExcluir
  12. Eu, Agamenon, critico Deus, Lula, meu porteiro chato, a sujeira das ruas e não aceito nada, isso é coisa de emo.

    ResponderExcluir
  13. e também de político mensalão!

    ResponderExcluir
  14. Vejo que você (Nathália) parece um tanto ignorante em relação as coisas divinas, sem muita sensibilidade.
    O Livro é ótimo, bem interessante e eu convido à todos a fazer uma leitura. Com todo o respeito, você precisa enxergar o mundo de forma mais positiva, em tudo se pode enxergar o lado bom!
    Desejo que você seja abençoada e ungida por Deus, tenho certeza que um dia será tocada e abrirá mais o seu coração. Feliz natal! Feliz Ano Novo!

    ResponderExcluir
  15. Parabéns David!
    Gostei da sua análise em relação ao livro "A Cabana".

    ResponderExcluir
  16. Nossa perfeita a crítica...... se ao menos a cabana pegasse fogo.... concordo!!!! acabei de ler o livro e NAO GOSTEI!!! enfadonho, cheio de cliches!!! aonde mesmo estava o suspense???????

    ResponderExcluir
  17. Natália,
    Concordo em gênero número e grau. Realmente o livro não merece a fama que tem. Apela para as emoções fáceis no intuito de "catequizar" os céticos. Muito pior foi o autor utilizar de um subterfúgio para dar veracidade a sua propaganda evangélica. No prefácio ele se refere ao protagonista Mack como se fosse um amigo conhecido. Leitores incáutos acham que os fatos relatados no livro são verdadeiros. A própria pessoa que me indicou o livro, achava que se tratava de uma estória verdadeira. Realmente é melhor esquecer este livro em alguma cabana. Abraço, Maurício Gervazoni

    ResponderExcluir
  18. Li o livro a cabana e achei o começo interessante, depois a estória foi ficando massante, também achei esse livro erético que traz uma imagem negativa de Deus,,,
    não creio que seja edificante, li porque falaram mal desse livro pra mim... e eu quiz conferir.
    eu não gostei do q li.
    mas quem quizer opinar que leia primeiro,,, acho q assim fica mais justo com o livro...

    ResponderExcluir
  19. Sinceramente! Não sei como consegui terminar o 1º capítulo. O autor e sua narrativa descritiva, cansativa e desnecessária fez com que desistisse logo de cara. "Seu estilo sui generis, no trecho em que Mack decidiu ir até a caixa de correio verificar suas cartas me deixou um tanto quanto confuso",uma vez que perdi o fio da meada quanto ao objetivo principal, que era a carta ou "bilhete" escrito por Deus. Enfim, prá quem já leu grandes obras, principalmente de nossos escritores nacionais; Graciliano Ramos, João Ubaldo, nosso imortal Machado de Assis e sua descritiva impecávelmente transcendente, até mesmo estrangeiros como Miguel de Cervantes, com seu cavaleiro da triste figura, não merece mesmo passar do 1º capítulo de "A......".

    ResponderExcluir
  20. alguns fãs de big brother ainda vão ler isso

    ResponderExcluir
  21. Caros amigos,

    Não tenho religião (nem mesmo religiosidade!), mas também não gosto do exagero com que alguns leitores de "A Cabana" pregam o ateísmo. Na verdade, não há diferença entre os dois lados (religiosos - ateus). Os dois apenas acreditam em algo. Então, por favor, não venham aqui querendo parecer cultos com esses papos ortodoxos (no mesmo sentido, na direção contrária). Nem querendo comparar com João Ubaldo, ou Machado de Assis. Não. O livro não tem essa pretensão.

    O ponto do livro é justamente a forma como está descrita a trindade. Aqui, concordo plenamente com o David (comentário acima).

    Lembrem-se que, hoje em dia, é A Cabana ou crepúsculo, Dan Brown e etc...

    Querem um conselho de um bom livro?

    The Language of God: A Scientist Presents Evidence for Belief ...(mal traduzido para: A Linguagem de Deus: Um cientista apresenta Evidencias que Ele existe)...
    Esse livro é do geneticista Francis Collins, Ex-Diretor do projeto genoma.

    Abraços, a todos

    ResponderExcluir
  22. EU ODIEI O LIVRO A CABANA, ESPERAVA MUITO MAIS POR ESTAR ENTRE OS MAIS VENDIDOS HÁ TEMPOS!
    POBRE EM TUDO, NA HISTÓRIA, NOS PERSONAGENS, UMA VIAGEM SEM FIM, SEM PÉ NEM CABEÇA!
    JÁ QUE A CABANA NÃO PEGOU FOGO, FOGO NO LIVRO!

    ResponderExcluir
  23. Eu tb. comprei e DETESTEI! Joguei meu dinheiro fora!!! O livro é cheio de lugares comuns, chatérrimo, surreal, a gente só consegue chegar ao fim com muita dificuldade pra ver se a porcaria melhora... Ledo engano, é enfadonho até o último pedacinho! Blergh!!! Guardem seu suado dinheiro pra coisas melhores pq o mercado está cheio de leituras maravilhosas, graças a Deus!!!

    ResponderExcluir
  24. Pessoal, muito obrigado pelos comentários, gostei de cada um deles, me mostraram pontos de vista diferentes, o que é sempre bom. Que fique claro que não sou religiosa, e minhas críticas estão ligadas a escrita e a história dos livro.
    Fui. Abraço

    ResponderExcluir
  25. Li o livro, oq particularmente me despertou o interesse é como (se verídica a história ou não) Deus se preocura em nos mostrar seu amor, a humanidade vive tempos terríveis de guerras e detruição, querm banir Deus das suas vidas, querem ter o controle de tudo, e quando algo não sai conforme o planejado, é muito fácil culpar a Deus...
    Estou qse terminando o livro, e ele me despertou um interesse ainda maior de manter um relacionamento "com Papai"...

    ResponderExcluir
  26. Ainda estou lendo o livro, mas posso dizer que me despertou interesse.

    ResponderExcluir
  27. Eu não sabia que o amor e a simplicidade dava tanto enjôo ás pessoas.
    o homem se afastou da pureza e agora busca muita adrenalina que as vezes é encontrada só nos filmes de terror . ! Aff. Que alimeto colocamos para dentro de nós !
    Amei o livro e a leitura me fez olhar para dentro de mim e analizar minhas atitudes . A reflexão com certeza me fez um pouco melhor .

    ResponderExcluir
  28. o livro tem suas falhas. quem nao tem? mas contem detalhes importantíssimos sobre algumas questões teológicas. quem tem medo de profundidades, é melhor nao ler o livro, pois as revelações sao muito profundas, vc nao as perceberar da superfície.....

    ResponderExcluir
  29. Concordo com o comentário anterior.

    O livro tem falhas. Talvez não tenha a melhor descritiva que já li, principalmente se compararmos aos grandes altores já consagrados citados acima, mas não é esta a pretenção do livro.

    Aos que tiveram dúvida se era verídica a historia ou não, sugiro que leiam com mais atenção a capa com o nome do autor (Willian P. Young) e o início do livro onde willie, amigo de Mack começa a história. Está claro que não é verídica. Principalmente se você lê a biografia do autor que consta nas orelhas.

    Aos que acharam a leitura enfadonha, também concordo. A questão central, que discordo com comentários acima onde dizem ser a trindade (apesar de o autor trabalhar muito bem o assunto), o amor e os relacionamentos são tratados repetitivamente no desenvolvimento do livro com as mesmas colocações, tornando a leitura cansativa. Mas o conteúdo é riquíssimo.

    O livro quando aborda a questão de religião ou religiosidade, é muito imparcial o que me agradou muito. Quando mostra um Deus de amor supera minhas expectativas e abre minha mente para possibilidade antes não elocubradas. Não tenho religiosidade, o que não significa que a desconheço ou a desconsidere.

    Se isolarmos a intenção do autor, nos motrar a simplicidade do amor e a necessidade que não saciamos dos relacionamentos baseados neste amor, encontramos uma questão primordial para o ser humano. Definitivamente estou encantada com esse livro por esse motivo.

    Sugiro a leitura do mesmo até para os que não acreditam em Deus. Sugiro que o leiam olhando este outro lado. Como posso mehorar meus relacionamentos se usar mais amor comigo e com os outros? Alguem sugeriu que ele deveria ser colocado na prateleira de auto-ajuda, está aí, talvez ele fosse melhor interpretado.

    Natália, meus parabéns ao blog, sua iniciativa é maravilhosa. Não verifiquei quais outros livros já leu, ou mencionou, mas acredito que se olhasse melhor enxergaria os outros lados dos livros que lê. Queria te dizer que nada é perfeito ou feito de apenas uma materia-prima, tudo tem seu lado bom e ruim, até os livros. Se procurar, talvez olhando com mais cuidado, ou observando os detalhes achará o que antes nem podia supor.

    A todos obrigada pela atenção. Críticas, dúvidas, sugestões e amizade é so entrar em contato:
    carinne.soares@hotmail.com

    Grata.

    ResponderExcluir
  30. Acabei de ler o livro hoje. Como alguns já disseram aqui, tb não gosto de livros de auto-ajuda, porém quando vc se propõe a algo e se permite conhecer o novo pode se surpreender. Alguns aqui que criticaram o livro nem sequer chegaram a ler; outros até leram alguns poucos capítulos e só.
    Mas aqueles que resolveram ler sem se prender a preconceitos ou preceitos, sem pensar em religião ou algo parecido pode entender a essência do livro.

    Adriana Macedo

    ResponderExcluir
  31. Agradeço intensamente as participações!!

    ResponderExcluir
  32. Não achei o livro merecedor de toda essa fama também. Concordo com partes, como as que dizem que as coisas ruins não acontecem por culpa de Deus, mas dos homens que querem "independencia" e se desapegam dele. Na teoria ( no livro ) é tudo muito lindo, mas agora quero ver funcionar de fato, na realidade. Não vejo uma pessoa que tenha perdido um ente querido, ainda mais criança, de forma brutal, que consiga falar um "eu perdou" para o assassino... isso é ridiculo, convenhamos.

    ResponderExcluir
  33. Daya, esse foi meu ponto... por isso admiti que que não estou falando de religiosidade e sim de fatos da vida.

    ResponderExcluir
  34. Concordo Natália...
    Por que ninguém, nem mesmo o mais fervoroso religioso, conseguiria perdoar uma coisa desse nível e aceitar aqueles ensinamentos totalmente fora da realidade, que o livro trás.

    ResponderExcluir
  35. Como pode, pessoas que não tem um mínimo de informção literaria, fazendo uso da mesma de uma forma tão peculiar, como se fosse um autor de segunda!!!
    Minha cara, leia mais.

    ResponderExcluir
  36. Falou o Senhor/a da leitura (isso se chama ironia, caso não conheça!)
    Você pelo visto se considera um leitor muito assíduo, mas não teve o minimo senso de compreendimento para com um simples comentário...
    em momento algum desmereci o AUTOR, apenas não considero a OBRA merecedora de tanta fama...
    Meu caro (ou cara), leia com mais atenção

    ResponderExcluir
  37. prá quem gosta de auto-ajuda do tipo "literatura comercial", leia agora mesmo. Mas prá quem quer prazer e conhecimento da atualidade refletindo sobre os acontecimentos do passado, principalmente da idade média, conheçam Ken Follet. Este é o escritor de verdade! Pesquisador, conhecedor e com alma.

    ResponderExcluir
  38. eu li o livro e gosteii mt
    essa sua opiniao é uma merda sobre o livro

    ResponderExcluir
  39. Mesmo se tivesse lido esse post antes, acho que ainda assim teria lido, por pura curiosidade, semana passada me livrei dele doando pra um pedinte de livros que passa por aqui de tempos em tempos, afirmo em capslock FOI O PIOR LIVRO QUE LI NOS ULTIMOS TEMPOS.
    Quando a negra obesa, pediu pra ser chamada de paizinho, nessa hora eu pensei que era a hora de arremessar o livro longe e estava certa, mas como nunca deixo nada pela metade me submeti a ler todos os infames capitulos desse livro canalha, pior que ele só tive raiva semenlhante assistindo Nosso Lar, qdo eu quase desencarnei de tanta 'reiva'...mas essa já é outra estória.

    ResponderExcluir
  40. A idéia, o começo e interesse despertados são excelentes, mas a narrativa linear, infadonha e quase infantil. Talvez sejam estas as qualidades esperadas pelo autor. A mensagem simples e fácil de captar pela repetição. Sou católico praticante fervoroso, mas o livro é muito chato e me esforcei muito para chegar ao final que seria surpreendente. Qual surpresa??. Não perca tempo!

    ResponderExcluir
  41. Li o livro e não gostei. Marketing apelativo! Não à toa está entre os mais lidos. Com tantas estórias verídicas por aí, lançar um "Projeto Missy" com que propósito? Puro comércio.
    RSRSRSRS

    Isso sem falar do texto mastigado, e do modo horroroso como se refere à Santíssima Trindade; de tão infantil chega a ser um desrespeito com o leitor (de qualquer credo!).

    Francamente! Há muito que não lia nada tão ruim... pelo menos não paguei nada! Foi emprestado!

    ResponderExcluir
  42. Sem dúvida. Um livro voltado para os crentes.
    Crentes em si mesmos, crentes em serem os donos de tudo e de todos. Crentes de que quando quiserem, modificam quaisquer situações, como se não houvessem marcas e cicatrizes.

    No entanto, aos que se aplicam no respeito ao próximo e permanecem tementes à Deus, devem ter melhorado um pouco mais os relacionamentos, motivados por um raciocínio benevolente.

    ResponderExcluir
  43. não defendo religião alguma. Acredito em deus, e em toda a complexidade que o envolve. Não acho que sou digno de julgar o certo ou errado. Ninguem é!
    Li a cabana.E quando comecei a ler me perguntei se era realmente verdade ... nao consigui encontra uma resposta, então segui Lendo. sempre com uma pulga atraz da orelha.
    No fim do livro estava triste, nao pelo que o livro bme ensinou, mas por ter acabado. Percebi que nao fazia a minima diferença se aquilo era verdade ou não. A cabana serve é uma parabola. Independente se revela a verdadeb ou se é puramebte ficção: o livro nos obriga a pensar. Esse forum é prova disso. A respeito de nova ordem e tudo que o envolve, sou a favor, mas neste caso devemos desconsiderar. Posso estar escrevendo a maior bobagem, ou sendo manipulado pelo senso comum, coisa que não costumo ser. Apenas reflito realmente sobre o que leio antes de criticasr. A cabana poe em discução fatos que nos pertubam, que nos afastam da fé propriamente dita, discordo de todos que pensam que a cabama é manipuladora de opnião. se é mentira ou verdade, não cabe a mim nem a voces julgarem. é uma historia impressionante, muito mais realista que munitos outos livros de sucessos com os quais nos deparamos. a cabana é uma PARABOLA. muitos trechos da biblia também são, e igualmente nao podem ser julgados por nós. teorias conspirativas sempre averão. não digo que este livro seja totalmente correto, como não afirmo a vericidade de nenhum outro. A cabana é envolvente, e trata diretamente sobre a relção do homem com deus, livre de religiaõ ou política, como tudo que ja temos visto. Acreditar literalmente no que esta escrito é realmente desafiador, para não diser erroneo. quem é capaz de ler as entrelinhas de a cabana compeende a verdadeira mensagem: deus, jeuss e o espirito santo são um só, nós somos a imagem e semelhança de deus, por isso ele pode aparecer como qualquer um de nós, se percebermos que jesuas não é nada mais que um lider, que mantem sua autoriadade até hoje sobre muitos de nós, seremos capazes de nos darmos por conta que JESUS, DEUS, eo ESPIRITO SANTO, saõ uma coisa só. e como já disse, se nós somos feitos a imagem e semelhança de deus, somos tudo isso. Os iluminatisi, antes de serem julgados como maus, ou diabolicos, foram as pessoas que nos encinaram a compreender toda a ciencia que temos acesso. a igreja o crucificou. a cabana deixa claro que deus não é a favor de hierarquais. o que vemso nas religiaos são pessoas tentando mandar umas nas outras. Deus não é a favor disso, e ninguem precisa ser um genio para perceber. a historia, por mais distorcida que seja, mostra as falhas e crueldades da igreja, e isso não pode ser negado. cada vez mais podemos conparar a religião com a politia: pessoas tentam dominar um ideal que nao pode ser interpretado individulamente, e que fazendo isso só leva a mente humana a se tornar individualista, terrena e cada vez mais independente. a cabana vem lembrar a todos nós que a igreja, noiva de cristo, não é um templo mas um estado de espririto, e que um estado de espirito não é nada mais que a percepção da conciencia, e enquanto igreja e religiao brigarem pela verdade, veremos opinioes ortodoxicas e distorcidas como muitas acima. é umuito mais facil criticar a cabana do que tentar entender o que realmete ela quer nos dizer: a fé esta dentro de você, o espirito santo também, entao deus está na sua cabeça e ela é capaz de governar todo universo, mas muitas vezes não pode controlar a si memso!

    ResponderExcluir
  44. Eu achei o livro interessante, não devemos esquecer que é uma estória fictícia, esses religiosos fanáticos que ficam criticando o livro devem ter se esquecido que a "Santa Igreja Católica" Queimou vivo centenas de pessoas na época da inquisição e se baseavam na Bíblia para fazerem isso... Será que na Bíblia Deus pedia pra fazer isso com um semelhante? Eu recomendo a leitura desse livro pois tem vários pontos que nos faz repensar no que acreditamos ser o correto...

    ResponderExcluir
  45. Nathália, ao meu ver, suas impressões sobre o livro foram errôneas. Não é bem essa a proposta do livro. Acredito que o autor não tenha exposto essa idéia que você apontou de que "Deus erra e tenta corrigir os erros na terra". Pelo contrário, o tempo inteiro "Papai" ressalta que ele só respeita a decisão do ser humano de ser independente e autosuficiente, e nem sempre interfere das escolhas no que nós, seus filhos, fazemos aqui na terra.
    Entretanto, também considero que este livro está longe de ser considerado excelente, porque, ao mesmo tempo em que o autor propõe que nós sejamos mais íntimos de Deus, não procuremos julgá-lo segundo as nossas convicções, moral e ética (porque seu propósito transcende a capacidade de percepção do homem), o livro acaba passando uma idéia, falsa, a meu ver, de que Deus só quer viver em nós, caminhar conosco e que nós permitamos que ele nos ame, o que na verdade, não é de todo real. Digo isso, pois acredito que essa idéia possa induzir certos leitores a pensar que não devemos ter compromisso nem preocupação nenhuma em agradar ao Senhor e os impulsione a viver na mentira, na ilusão de que nenhum pecado que cometamos será lembrado por Cristo nem o desapontará.
    Para aqueles que não se interessam por viver para adorar ao senhor, alegrando-o e seguindo seus ensinamentos esse livro cai como uma luva, na medida em que os mesmos podem tomar as idéias do autor como justificativa para dispensar tais atos.
    Amanda Nunes

    ResponderExcluir
  46. Leiam a crítica no seguinte link http://www.sbpv.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=136:a-cabana-abrigo-para-a-alma-ou-barraco-teologico&catid=1:latest

    Interessantíssima!

    ResponderExcluir
  47. Revisão da Resenha:


    A Cabana foi escrito por Willian P. Young que é formado em religião em Oregon (EUA), tem sua origem em uma comunidade tribal e é um ótimo escritor.
    O livro conta a história de Max e sua família, no inicio da trama, ele revela que a filha mais nova do personagem foi assassinada brutalmente por um maníaco e o corpo nunca fora encontrado. Max então perde a fé em Deus e nos homens e está em um momento conflitante consigo mesmo.
    A cabana gira em torno dessa sinopse, em como Max recupera a fé e perdoa o assassino da sua pequena Missie.
    O livro está classificado como suspense pelo FNAC, bem, não me levem a mal, mas tenho que discordar com Natália, ele tem suspense e muito, mas também fala sobre religião e serve de auto-ajuda para pessoas que passaram por tragédias.
    O livro é fascinante e tem como teoria base que “Deus perdeu o controle sobre os atos da Humanidade, a partir, de quando Eva e Adão provam o fruto proibido, conhecem o pecado e reclamam sua liberdade.”
    Recomendo a leitura não apenas para as pessoas que acreditam em Deus e no amor que ele tem por nós, como também, para aquelas que, assim como Max, perderam a fé. Boa leitura e reflexão.

    ResponderExcluir
  48. Maria Fernanda Teles da Silva10 de março de 2011 às 07:18

    Realmente também esperava mais do livro "A Cabana," eu esperava encontrar uma ficção que prendesse a minha atenção, e na verdade o que encontrei foi mais uma pregação do que uma história.
    Recomendo a leitura do livro "Lamentações Em Sangue", uma ficção que envolve suspense e atos imperdoáveis por Deus... uma ótima leitura para quem além de ler, quer se emocionar e ao mesmo tempo sentir medo.

    O que me chamou atenção na capa do livro foi a frase "Se você acredita em Deus, leia com a alma."

    ResponderExcluir
  49. Bom seus comentário sobre o livro concerteza não foi dos melhores que eu vi até agora. E pode se perceber que você não tem o mínimo de conhecimento sobre a bíblia. O livro seria uma alto ajuda para pessoas que tem dificuldade de entender questões sobre a bíblia, e etender por que certas coisas crueldades ocorrem no mundo sem que Deus intervenha. Eu já li o livro e posso afirmar com toda a certeza que é um livro espetacular, onde é possível entender melhor o convivio com Deus e o relacionamento que ele deseja estabelecer com a humanidade.
    O livro aponta aspectos sobre sociedade, economia política e religião.
    Onde Deus não é aquela homem barbudo sentado em uma trono com anjos ao seu redor que acusa tudo e a todas sem a menor compaixão.

    Recomendo o livro para pessoas que conheçam muito bem a bíblia pois a muitas partes que contradizem, e muita ficção.

    ResponderExcluir
  50. Acabei de ler o livro, e particulamente, o achei maravilhoso e intrigante, me levou a refletir sobre certos tipos de comportamentos e pre-julgamentos que costumamos ter com relação a Deus e a nossos semelhantes,ele me ajudou a esclarecer muitas duvidas que a muito eu carregava, realmente é dificil de acreditar que essa hitoria tão fantastica é veridica.
    A proposito, respeito muito uma boa critica, porem ao criticar devemos antes analizarmos o que falamos e sobre o que falamos,e ao ler certos comentarios neste blog assumo que fiquei bem tristi por ver que tantas pessoas não se deram ao trabralho de ler cuidadosamente essa excelente obra literaria e se puseram a critricar o desconhecido...lamentavel!
    Mais entendo que para muitos é mais facil elogiar e indicar um livro de Harry Potter que incentiva crianças a quererem ser bruxos do que um livro que conta a experiencia de um homem com Deus.
    Para quem tem o conhecimento da verdade sabe o porque dessas inversões de valoles ...
    "...o mundo jas do maligno!"
    Thaiane Christina de Araujo

    ResponderExcluir
  51. Cara, de todos os livros que já li até hoje, esse é um dos piores. Achei que só eu pensava isso dele, já que todos ao meu redor AMAM essa história. Já achava que eu devia estar louco por pensar assim.
    Me senti bem melhor em ver que a Natália Silveira tbm sente que de suspense esse ñ tem nda.
    Juro que eu não vi nda de mais nesse livro. Ele expõe teses que qualquer um pode criar (mesmo sem ler o livro) e não tem praticamente nenhum momento clímax. Foi uma leitura mto enfadonha. Não recomendo.

    ResponderExcluir
  52. Bem, li todas as criticas, sou leitora assidua, leio de tudo e procuro não colocar minhas crenças ou preferencias pessoais em uma analise. Qual a maior finalidade da leitura? Conhecermos novos pontos de vista, ao meu ver...portanto acho muito interessante enxergar a vida atraves dos olhos de Mack, se formos contestar a dor e como deveriamos reagir de ante dela, como seria?
    Pra muitos aquilo que não é de sua natureza é inaceitavel...Se não é algo comodo á nós, muitas vezes, desprezamos.
    Um livro deve ser analisado pela sua perpectiva, talvez impossivel para alguns, mas vivida para outros.
    Nathalia, parabéns pelo espaço.

    ResponderExcluir
  53. Nathália, term,inei o livro. Este livro é, na minha opinião, difícil de julgar. Do ponto de vista técnico realmente a obra nao é inovadora, mas quem disse que o critério da técnica deve prevalecer?
    É engraçado o fato de que parte da obra fala justamente da facilidade com que julgamos as coisas...
    tenho muitas reservas acerca de "críticas de obras", pois acho que a aferição da qualidade está muito ligada às experiências e o momento da vida do leitor.Nessa linha, na minha opinião o livro é ótimo.
    Outro problema das "críticas" é o fato de esbarrar no ego das pessoas: "para quem já leu grandes obras", "o livro devia estar na prateleira de auto-ajuda", "fãs da mediocridade"....

    abraço

    ResponderExcluir
  54. Li alguns comentários que degrinem a ideologia do do livro, e pude perceber, que existe uma falta de enterese sim, não pelo livro, mas pelo conteudo adotado, acredito que as criticas venham de pessoas, com pouco enterese religioso, pois o é tratado no livro, é uma semplificação do que quer dizer a Biblia, enquanto religiões nascem com uma ideologia distorcida da Biblia, outras resolvem seguir sozinhos por caminhos que acreditam ser o mais coerente, ou outros que simplesmente resolvem não perder tempo acreditando nisso, este livro vem sublimar de forma simplificada o que Deus quer de nós. Talvez por isso hajam tantas cristicas negativas, talvez sejam pessoas que famílias desestruturadas, que acreditam ser livres dependentes de um sistema formado e que não faz parte de nós, mas que esta ai para fazermos parte dele.

    Interessante perceber que corações endorecidos nunca poderam perceber a simplicidade da mensagem que o livro tenta passar.

    ResponderExcluir
  55. As pessoas tem medo de enxergar por outra opinião. Gente é só a opinião da dona do site. Para ser crítico de algo, precisa ter conhecimento de causa. O livro é sim uma espécie de auto-ajuda, porém com uma dose de conhecimento bíblico e científico (especificamente psicologia). Conduz o leitor a um outro entendimento, mais profundo, graças a criatividade do livro. Um livro de temática simples, criativo, bem escrito, e por sua vez crítico: ao dogmatismo, as regras humanas impostas na sociedade, a religião exagerada, ao mostrar que Deus é somente amor e não é uma especie de justiceiro divino "amoroso" pregado a cada esquina atualmente, e tantas outras facetas de origem ocidental e medieval, do qual sociologicamente e antropologicamente, somos considerados produtos do meio. Fica para os críticos de plantão e para (alguns acima) que colhem opinião alheia sem experimentar conhecer (preconceito)... Sugestão: Para complexidade de alguns pontos levantados no livro, leiam a O Efeito SOMBRA. O livro tem seus pontos falhos ao se tornar uma parábola moderninha, contudo levanta bons pontos sobre o convívio social (que realizamos e nem percebemos, essas tais ações e também tais dúvidas) e questionamentos humanos sobre a divindade de Deus, sendo complexo a levantar até mesmo questionamentos filosóficos sobre tais temas. Não sabia?? Procure ler mais...


    E como o autor aqui acima concluo "plagiando":

    'Interessante perceber que corações endurecidos nunca poderam perceber a simplicidade da mensagem que o livro tenta passar.'

    ResponderExcluir
  56. Esse é o problema,atualmente todos querem livros que contenham vampiros, lobos e o escambau, e não entendem que o livro A cabana foi feito com o intuito de mostrar a simplicidade de Deus, e como colocamo-os em um pedestal de ouro, como hierarquizamos todas as relações atualmente.Bom, 99,9 % dos que falaram negativamente sobre este livro aqui nesse blog, não leram o livro, e quem leu, provavelmente o leu com o som e a TV ligados ao lado.Imagino que a dona deste blog seja uma menininha que não amadureceu ainda, e que gosta de livros como crepúsculo e querido diário otário..
    Espero que alguns de vocês tenham entendido o verdadeiro significado do livro, que é magnífico, genial, e que, para os que acham que ele é uma hierarquia para as religiões, saibam que isto não passa de uma visão de um autor genial sobre o SEU Deus, caso vocês não acreditem nele, é simples, ignorem o livro e parem de falar besteira no blog, e convencerem as pessoas de que o livro é ruim.
    Abraço

    ResponderExcluir
  57. Esse livro é um insulto e uma afronta à inteligência das pessoas. Medíocre, pueril e mal escrito.

    Assim como outras pessoas que postaram aqui, tive vontade de jogar longe e tacar fogo logo no começo do livro.

    Apresenta um Deus que eu não quero ver nem de longe. É um desserviço à comunidade, pois induz as pessoas a acreditarem em Coelhinho da Páscoa e Papai Noel.

    Pra auto-ajuda precisa melhorar muito ainda.

    ResponderExcluir
  58. Concordo com a crítica, gostaria muito de te-lá lido antes de comprar o livro. Não consegui ao menos terminar de ler e acabei dando a um amigo que estava interessado.

    ResponderExcluir
  59. Nossa, agora não sei se leio mais o livro... li o começo e parece bom, espero q o resto tbm seja!!

    ResponderExcluir
  60. Acredito que o problema tenha sido uma questão de marketing. Venderam esse livro para o público errado. Eu, por exemplo, o comprei acreditando que a parte religiosa fazia parte de um enredo consistente, e não era o enredo inteiro. E, pessoal, por favor, cuidado com as críticas destrutivas, afinal, estas estão vindo de pessoas que são religiosas e tementes à Deus e até eu, que não sou religiosa e não frenquento igrejas, sei que isso é muito feio, afinal, segundo Isaías 11:3-5 “E deleitar-se-á no temor do Senhor; e não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem decidirá segundo o ouvir dos seus ouvidos; mas julgará com justiça os pobres"

    ResponderExcluir
  61. Muito bem , não pude deixar de notar a sua total falta de personalidade , para bons leitores que ainda preservam as boas histórias , esse livro nada mais é como uma referencia , que ainda retrata algo religioso é coloca em critica sua opiniões , 'A CABANA' é um dos melhores livros de opiniões religiosas que eu particularmente já li , é bom do começo ao fim '
    não mereçe esse tipos de criticas nem um poco construtivas , além disso o proposito do livro , são poucos que intendem !

    ResponderExcluir
  62. FIQUEI IMPRESSIONADO... é um livro totalmente redigido, acredito eu, não apenas por um.., mas por uma bancada de crentes alucinados por horas e horas de uma certa quantidade significativa, diga-se de passagem, de LSD e outras drogas... É um ataque direto à ciência, razão e inteligência! É como retirar da bíblia somente as partes boas (algumas egocêntricas), reciclar outras [meio termo] e esconder as nojentas e tentar recitá-las à linguagem atual. Tão ridículo este livro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhor comentário! Livro sem pé nem cabeça! Então a garotinha é morta brutalmente e um suposto ser superior tenta justificar a atitude? Oí? Acho absurda a ideia. Se deus existe, por que tanta atrocidade? Para ensinar algo a alguém? Desculpe, mas de fato é uma afronta à razão. E agora a história está lotando salas de cinema. Aff!

      Excluir
  63. ", são poucos que INTENDEM !".. kkkk.., assim, concordo mesmo.., são poucos que Intendem... mas eu ENTENDI sim o livro.., e só tenho uma coisa a comentar: lixo cultural!

    ResponderExcluir
  64. Meus amados, lendo o texto e os comentários publicados vi muitos equívocos... Por exemplo, pessoas que NEM LERAM O LIVRO, e já estão formando opiniões sobre ele, a partir de um depoimento distorcido. Falo isso, PORQUE LI O LIVRO DUAS VEZES, e FUI TOCADO PROFUNDAMENTE PELO AMOR DE DEUS. Logo eu, que já li diversos artigos científicos e sou um estudioso nato das coisas referentes a Deus. Afirmo: NÃO VI NENHUMA HERESIA, NADA DIGNO DE SER CONSIDERADO HERETICO NO LIVRO! Ao ler esta matéria, pensei estar cego, e com o livro em mãos, passei a procurar as ditas heresias neste livro que so me trouxe bem...

    MAS É CLARO QUE, COMO TODA BOA OBRA QUE FAZ SUCESSO, SEMPRE É CRITICADA, O LIVRO O SERIA, por isso quis pesquisar e ver o que estavam a falar dele, mas até agora, só vi passagens tiradas de seu contexto e ATAQUES AO AUTOR. Pra que isso meu Deus, Paulo mesmo disse, "uns pregam a Cristo por porfia, mas importa que Cristo seja pregado" - e o livro não faz nenhum apelo! Pelo contrário, ou os críticos são críticos demais, ou são desonestos, devido à sua mente caçadora de heresia até nos mais simples e inocentes detalhes... Usemos a moderação! Examinai tudo, retende o bem! Até o apócrifo "A História do Universo" que narra a criação dos anjos e do homem no Éden edificou a minha vida!
    Vão me chamar de herege também: mas fiquem a vontade, seus críticos fanáticos, que só sabem enxergar o próprio umbigo, se acham juízes da casa de Deus. mas ele sabe do meu coração, e eu não preciso ser reconhecido por ninguém. Mostrem-me outros argumentos verdadeiramente honesto, e se comprovados, eu aceitarei com o maior prazer que o livro a cabana é uma heresia. pois fato é fato. Mas o que foi mostrado até aqui, não passa de texto fora do contexto e acusações mal provadas.
    Por isso, não deixem de ler o livro. Eu nunca ouvi falar que ninguem se desviou por lê-lo, nem que deixou de amar a Deus, muito pelo contrário, foi o boca-a-boca que o fez ser o mais vendido aqui e lá fora, e há centenas de testemunhos benéficos sobre ele.
    SE QUEREM SER CRÍTICOS, ENTÃO FAÇAM DA MANEIRA CORRETA, SEJAM CRÍTICOS, TENHAM OPNIÃO PRÓPRIA, E É CLARO, TODO AQUELE QUE ESTÁ EM CRISTO, JAMAIS COLOCARÁ UM LIVRO ACIMA DE SUA PALAVRA!

    ResponderExcluir
  65. O David Falou tudo.
    E ao que me parece ninguém contestou.

    ResponderExcluir
  66. "A CABANA". Esse livro me chamou despertou minha atenção, antes de tudo pelo marketing agressivo da época, muita publicidade, depois no caminho do trabalho em dias alternados, vi várias pessoas folheando-lendo "a cabana", eram pessoas dos mais variados tipos, um parecia um rapaz entregador de uma distribuidora de refrigerante de cola, ele tava lendo o livro "a cabana", outra foi minha costureira, o padeiro da padaria da esquina, sem contar estudantes, professores, etc...Então resolvi comprar e se não me engano, li "A cabana" em 07 ou 08 dias. É um livro que na minha opinião, tem muitos ensinamentos. Até hoje, "a cabana" é um dos MELHORES LIVROS QUE JÁ LI. Sou Karlos.

    ResponderExcluir
  67. AMIGOS VCS IMAGINOU COMO ESSE LIVRO VEIO A DAR GRANDES POLEMICAS PARA TODOS OS QUE LEU E QUE OUVIRAM SOBRE O MESMO ( EU DIGO ISSO EU LI E NÃO APROVO A FORMA DE INTERPRETAÇÃO DO AUTOR ATÉ MESMO POR ELE TER POSTO NO COMEÇO QUE PODE TER UMAS (FALHAS E MENTIRAS )NO LIVRO POR NAO SE LEMBRAR DIREITO DE TODA HISTORIA MENTIRA NUM LIVRO QUE FALA DE DEUS QUE ISSO VAI SE CONVERTER O PAI DA MENTIRA VCS SABEM QUEM É O AUTOR ESTA FICANDO CADA VEZ MAIS FELIS PELOS DEBATES SOBRE O LIVRO E MUITOS ESTÃO PERDENDO A COMUNHÃO POR DEBATER SOBRE O MESMO FICO POR AQUI E SAIBA DISSO ( E CONHECEREIS A VERDADE E A VERDE VOS LIBERTARA DISSE JESUS )

    ResponderExcluir

Peço que sejam evitadas as postagens ofensivas.