sábado, 27 de fevereiro de 2010

O SILMARILLION _ J.R.R. Tolkien

Há muito tempo atrás ao acabar de ler "O Senhor dos Anéis" me senti órfão do mundo que o genial Tolkien criou (toda vez que vejo sua foto me pergunto o que teria naquele cachimbo!). Até por isso não concordo com a opinião da autora deste blog em relação ao livro de Tolkien. Todos os personagens, mesmo que só existam em um capítulo, como Tom Bombadil que inclusive foi excluído do filme, fazem parte de toda fantasia do mundo de Tolkien. Desnecessário para um filme? Sim, talvez. Mas para um livro não. Enfim, a crítica é sobre "O Silmarillion". Em "O Silmarillion" mais uma vez entramos no mundo de Senhor dos Anéis, só que dessa vez é a origem, o início de tudo, como o nosso big bang ou a Criação (tome como quiser) até chegar ao que já conhecemos, se você já leu Senhor dos Anéis, claro. Se "O Senhor dos Anéis" já era detalhista, "O Silmarillion" é ainda mais. Só pra citar, ao final do livro são 50 páginas de glossário!!! Os personagens, assim como os lugares, possuem um nome em cada idioma, que são vários, e isso torna a leitura um pouco cansativa. Talvez por não ter sido organizado para publicação por Tolkien (falecido antes da publicação) a maioria dos fatos não segue uma ordem cronológica. São diversos contos e lendas que enredam toda a estória, que no final, se você prestou bastante atenção à leitura e tem boa memória, se entrelaçarão dando sentido a sua presença no livro. Resumindo, foi cansativo mas foi bom! Também não poderia deixar de acrescentar a ótima charge feita por João Montanaro sobre a complicada forma de falar de alguém do mundo Tolkien:




( Uma participação de Tárcio Triani. Esperamos te ver mais por aqui!)

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

O SÍMBOLO PERDIDO _ Dan Brown

Dan Brown consegue se repetir sendo original, como isso? A estrutura é a mesma, mesmo assim a estória não é nada previsível, basta procurar no Google “Fique rico imitando Dan Brown” para descobrir que dentre milhares de postagens, ninguém conseguiu ainda. E se a estrutura é a mesma, a narrativa rápida, os detalhes fascinantes e a habilidade ímpar de nos manter envolvidos ao ponto de sempre querer “ler só mais um capítulo” também se encontram aqui. Nessa trama, Robert Langdon é convidado às pressas para realizar uma palestra no Capitólio de Washington, para em seguida descobrir que Peter Solomon, o ilustre maçon que supostamente o convidou para realizar a palestra, corre grande perigo de vida e que precisa conseguir desvendar sinais deixados pelos fundadores dos Estados Unidos(que eram todos maçons) se quiser salvar a vida dele. Mas o autor vai ainda mais longe, pois a intenção é discutir se os antigos mistérios exotéricos que estão enraizados em todas as grandes religiões do mundo escondem pistas sobre a divindade do próprio Homem. Ao esmiuçar símbolos e significados de monumentos e obras de arte por toda a capital americana, acredito que nessa obra ele tenha ido ainda mais longe que nos livros anteriores, trazendo à luz não apenas significados, mas também interpretações de antigos ensinamentos que descambam em filosofia, história, ética e religiosidade. Mas não se engane ao pensar que o livro desvenda grandes segredos das mais importantes ordens exotéricas, Dan Brown não é maçon, tampouco Rosacruz, e mesmo que fosse, não poderia revelar bastante coisa, porém, o livro têm muito mérito por chegar onde chegou, assim como por divertir, informar e convidar a refletir. Pois nas palavras do próprio autor: “O importante é que as pessoas tentem entender os símbolos e as crenças dos outros, e tenham menos preconceito.”
"A única diferença entre você e Deus é que você se esqueceu de que é divino."

Se você está muito curioso, dê uma olhada no vídeo abaixo:



(Mais uma magnífica participação de Anderson Lustosa!!! Muito Obrigado)

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

ALMANAQUE DE CURIOSIDADES MATEMÁTICAS- Ian Stewart


Escrito pelo professor de matemática Ian Stewart (Warwick University, Inglaterra), este livro serve tanto como um divertimento quanto um informativo para aqueles que gostam ao menos um pouco de matemática. Trata-se de um apanhado de teoremas famosos (como o teorema das quatro cores, o último teorema de Fermat, a conjectura de Poincaré, o problema de 1 milhao de dólares (ainda não provado!!), ...), jogos de lógica, piadas sobre a área (algumas sem graça até.), desafios matemáticos e histórias curiosas envolvendo personagens da História da Matemática.
É um ótimo livro para se ler sem compromisso, já que está dividido em tópicos sem seguir alguma cronologia ou assunto e a forma informal de escrever de Stewart nos faz pensar estar conversando com o mesmo, nos fazendo imaginar quando ele ri da graça ou da falta de graça de suas piadas!!!
Livro de grande utilidade para quem estuda e lida com matemática ou de grande divertimento e informação para quem não é da área, já que mostra de forma divertida e informal assuntos tidos como chatos por quem não gosta de matemática. Uma boa aquisição para leituras casuais entre uma atividade e outra.
( Uma grande participação de Tárcio Triani. Estamos esperando pelas próximas!)

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Aos Criticos de Leitura.

Depois de ler inúmeras críticas resolvi aparecer de "cara limpa" para dar uma palavrinha com nossos leitores, e esclarecer alguns mal entendidos: não sou dona da verdade, acredito que ninguém seja, e que toda história tem mais de um ponto de vista; Esse blog foi criado com a intenção de dividir o que penso sobre os poucos livros que já li, em momento algum disse que minha opinião é única e verdadeira; Procuro não usar palavras de baixo calão nas postagens, e agradeceria imensamente se elas também não fossem usadas nos comentários e críticas, afinal, tenho certeza que os leitores desse blog conseguem se comunicar sem tais artifícios; Entendo perfeitamente que quando gostamos muito de um livro e este é criticado negativamente isto parece nos atingir de forma física e a vontade que temos e de literalmente "bater" em quem fala ( ou digita) tal heresia, peço que não me levem a mal, acredito que todos os livros aqui contribuíram para a pessoa que sou hoje, e me orgulho bastante do resultado. Gostaria de deixar aqui também uma observação sobre a crítica dos livros da série "Crepúsculo": li coisa do tipo "vampiro com purpurina quando o sol bate"...rs... bem, isso visivelmente é uma observação de quem somente viu o filme da série, lembren-se que aqui discutimos sobre livros, se você não leu o livro não critique, faça como eu, abstenha-se. Obrigado. Abraços.

A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS _ Markus Zusak




Poucas vezes eu tive a oportunidade de ler algo diferente, diferente de todas as coisas que eu já tinha lido, essa foi uma das raras vezes que isso aconteceu. Apesar de se passar em meio a uma guerra ( e, acreditem quando eu digo que já li minha cota de livros sobre guerra) essa história tem vários diferenciais. Escrito, ou, pelo menos publicado antes de "O Menino do Pijama Listrado", essa foi a primeira vez que eu vi a guerra pelos olhos de uma criança, não tendo eu lido o livro "O Diário de Anne Frank". Um diferencial é o fato de a história ser narrada pela morte, isso mesmo, a personagem MORTE narra a história dessa menina, coisa que primeiramente causa impacto, depois uma certa curiosidade, e ao final uma ternura imensa.

A trajetória de Liesel Meminger começa em 1939, quando a morte a encontra pela primeira vez e a acompanha até 1943. Em meio a isso há traços de uma sobrevivente: a mãe comunista, perseguida pelo nazismo, envia Liesel e o irmão para o subúrbio pobre de uma cidade alemã, onde um casal se dispõe a adotá-los por dinheiro. O garoto morre no trajeto e é enterrado por um coveiro que deixa cair um livro na neve. É o primeiro de uma série que a menina vai surrupiar ao longo dos anos. O único vínculo com a família é esta obra, que ela ainda não sabe ler. Em meio a trama ela fará alguns amigos, perderá muitas pessoas e mostrará a vida de uma maneira que tenho certeza que comoverá muitos leitores, assim como me comoveu. A leitura é cativante e a história emocionante, recomendo sinceramente está grande livro, que com certeza você irá ler e (daqui a alguns anos) reler.

Volto com mais depois!
Fui!

sábado, 13 de fevereiro de 2010

OS HOMENS QUE NÃO AMAVAM AS MULHERES _ Stieg Larsson


Para quem não conhece essa série, ai vai uma dica: pesquise tudo que você puder sobre ela, os livros são soberbos, com uma escrita maravilhosamente ágil e inteligente. É impossível não se identificar com as personagens desta trama tão bem entrelaçada. Passada na Suécia, mas especificamente em Estocolmo, que é a capital e maior cidade desse país.
A história se inicia com um julgamento, onde um jornalista perspicaz e louco por uma matéria mete os pés pela mãos ao publicar uma matéria de fonte desconhecida e não garantida. Mikael Blomqvist é um homem de meia idade, mulherengo, na sua vida a única coisa levada a sério é a revista MILLENNIUM, onde trabalha e é um dos donos e Erika, a editora chefe da revista, com quem tem um caso à mais de 20 anos.
Acusado injustamente de caluniar um corrupto magnata numa reportagem, Blomqvist é obrigado a sair de cena. Mas não por muito tempo. O industrial Henrik Vanger logo o contrata para uma missão que a princípio parecia impossível ou mesmo inútil: descobrir o que aconteceu com uma sobrinha desaparecida há 40 anos. Vanger acredita que ela foi assassinada por um dos membros da família, a qual detesta, mas não há pista alguma - a própria polícia arquivou o caso.
Blomqvist muda-se para a ilha onde vive a disfuncional família Vagner, que mais parece sair de um filme de terror de mal gosto.Inesperadamente, ganha a ajuda da jovem e surpreendente Lisbeth Salander, uma hacker franzina com pinta de punk, um passado infernal e uma inteligência fora do comum ( sinceramente, não gostei dela no início, mas no desenrrolar da história, ela se tornou a anti-heroína perfeita). Os homens que não amavam as mulheres é uma leitura muito boa, recomendo a todos que gostam de um bom suspense, e de um livro que fala sobre REALIDADE, coisas da vida, fatos, e, acima de tudo gente!.. Muito bom! Aprovadíssimo e recomendado!
Até a próxima!
Só mais uma coisa: esse livro já está sendo transformado em filme, dá uma olhada em http://www.youtube.com/watch?v=sXTlR4v54T0 e veja o trailler!